Acadêmico
Lucas.inacio (disc | contribs) (→1. Funções do sistema associadas ao perfil Acadêmico) |
Lucas.inacio (disc | contribs) (→Aba “Documentos”) |
||
Linha 32: | Linha 32: | ||
<br/> | <br/> | ||
− | [[Arquivo: | + | [[Arquivo:A1a.JPG|600px]] |
:::<b>Figura 2. Tela inicial do sistema (documentos disponíveis para emissão online)</b> | :::<b>Figura 2. Tela inicial do sistema (documentos disponíveis para emissão online)</b> | ||
<br/> | <br/> |
Edição de 14h25min de 1 de abril de 2015
Tabela de conteúdo |
1. Funções do sistema associadas ao perfil Aluno
Resumo: consultar nota e frequência, realizar plano de estudo, matricular-se em atividades, emissão de documentos.
Login
Para acessar o Sistema Stricto, o usuário deve efetuar o login seguindo os seguintes passos:
1. Acesse o endereço http://www.unioeste.br/sistemas/;
2. Preencha seu nome de usuário (Ex: "nome.sobrenome");
3. Preencha sua senha;
4. Clique em Entrar;
5. Escolha o Padrão Stricto-Aluno;
6. Clique em Entrar no Sistema;
Após a matrícula (entrega de documentos) na Secretaria Acadêmica, o Aluno recebe um nome de usuário e senha e, em até 1 hora, recebe o acesso ao sistema (Stricto-Aluno).
Uma vez efetuado o login e escolhido o sistema Stricto-Aluno, o usuário é direcionado à tela principal do sistema. Esta tela possui abas que dão acesso a diferentes funcionalidades.
As abas aparecem de acordo com o tipo de aluno (regular ou especial) e ainda se o período da funcionalidade está vigente. As abas mais comuns são: “Documentos”, “Plano de Estudos” e “Matrícula”.
Escolher Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
Quando o aluno está cursando mais de um programa de pós-graduação stricto sensu ou até mesmo como aluno especial e regular concomitante, o aluno deve escolher em qual destes programas deseja interagir.
Para isso, deve acessar, no canto superior direito da tela (Figura 1), o botão “Usuário” com o nome do aluno, ao clicar abre-se algumas opções e o aluno pode selecionar o programa que deseja interagir.
- Figura 1. Escolher Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
Aba “Documentos”
- Figura 2. Tela inicial do sistema (documentos disponíveis para emissão online)
Os documentos disponíveis nesta tela (Figura 2), podem ser emitidos e impressos pelos alunos, bastando clicar no botão “Gerar”.
Com relação a garantia de veracidade dos documentos, há no rodapé dos documentos (Figura 3) um link que pode ser acessado pelo órgão recebedor, para averiguar a legitimidade do mesmo.
- Figura 3. Rodapé do documento emitido online
Aba “Plano de Estudos”
O plano de estudos é um formulário realizado pelo aluno regular e deve ser alimentado de atividades que o aluno realizará durante todo o curso de pós-graduação stricto sensu.
- Figura 4. Aba plano de estudos
A Figura 4 ilustra a tela de elaboração do plano de estudos pelo aluno regular. Para criar um plano de estudos, o período de criação/edição deve estar vigente e o aluno deve clicar no botão “Editar”.
A Figura 5 representa a estrutura de plano de estudos criada. Ela é subdividia em tópicos, a saber: “Suas Observações” pode ser utilizado para informar algo relevante ao Orientador e Coordenação que não esteja informado nos tópicos seguintes.
“Seus aproveitamentos” utilizado para informar as disciplinas que o aluno já fez em outro Programa e irá aproveitar ou disciplinas que o aluno cursará em outro Programa de Pós-Graduação.
Os tópicos seguintes referem-se aos grupos de atividades, onde cada grupo possui atividades (disciplinas, defesas, proficiências, etc.) que podem ser selecionadas pelo aluno.
São selecionadas atividades que o aluno cursará no Programa de Pós-Graduação. Para finalizar, o usuário deve clicar no botão “Concluir” .
- Figura 5. Criação de um plano de estudos
Na sequência, o sistema perguntará se deseja notificar o orientador a respeito da nova versão do plano de estudos (Figura 6), caso afirmativo, o sistema dispara um e-mail avisando o orientador.
- Figura 6. Notificar o orientador
Após a conclusão da edição do plano de estudos, o aluno poderá acompanhar o andamento do plano de estudos através dos tópicos “Avaliação do Orientador” e “Avaliação da Coordenação” ilustrados na Figura 7.
Para que um plano de estudos se torne válido e vigente, deve ser aprovado tanto pelo Orientador quanto pela Coordenação.
- Figura 7. Visualizando avaliação de um plano de estudos
Na Figura 7, o botão menu dá acesso aos itens de menu das Figura 8 e Figura 9, o primeiro fica disponível quando o período de edição do plano de estudos está vigente, e o segundo, quando o período não está vigente.
Ao clicar no botão “Editar” da Figura 8, o sistema analisa se neste plano de estudos já foi avaliado pelo Orientador ou Coordenação, caso afirmativo, o sistema notificará o usuário (Figura 10) sobre a necessidade de criar uma cópia do plano de estudos para que seja possível a edição, criando assim um versionamento, ou seja, um histórico de alterações de plano de estudos.
Caso ainda não tenha sido avaliado, o sistema libera o plano de estudos para edição (Figura 5) sem a realização da cópia.
- Figura 10. Notificação para realizar cópia do plano de estudos
Ao clicar no botão “Imprimir comprovante” na Figura 8 ou Figura 9, o sistema gera um documento no formato pdf com as informações que constam no plano de estudos.
Ao clicar no botão “Carregar outra versão” na Figura 8 ou Figura 9, o sistema abre a janela ilustrada na Figura 11, a qual disponibiliza ao usuário o histórico das últimas 5 versões de plano de estudo criada.
O usuário pode decidir qual visualizar e depois clicar no botão “Carregar”. A versão com o símbolo marca a versão de plano principal aprovado e vigente, ou seja, o que vigora neste momento.
- Figura 11. Histórico de plano de estudo
Aba “Matrícula”
A aba matrícula (Figura 12) disponibiliza ao aluno regular a função de realizar matrícula em atividades, como exemplo: disciplinas. Esta aba fica visível enquanto o período de matrícula em atividades está vigente.
Caso o programa de pós-graduação exija que o aluno elabora o plano de estudos, então o aluno deve primeiramente criar um plano de estudos e aguardar sua aprovação para que possa realizar a matrícula em atividades.
E neste caso, só conseguirá matricular-se em atividades pertencentes a um plano de estudo vigente.
- Figura 12. Aba Matrícula
Para realizar a matrícula em uma atividade, o aluno deve clicar no botão matricular-se , caso deseja realizar o inverso, o aluno deve clicar no botão desmatricular-se
.
O botão menu dá acesso aos itens de menu da Figura 13. Ao clicar no botão “Imprimir comprovante” o sistema gera um documento no formato pdf com as atividades matriculadas pelo aluno.
O botão “Solicitar confirmação de vínculo institucional” (Figura 13), é aplicável para alunos que não irão realizar matrícula em nenhuma atividade mas desejam continuar o curso na universidade.
Se aplica a alunos que já concluíram créditos e atividades exigidas pelo programa de pós-graduação ou não há atividades no sistema disponíveis para matrícula no referido período.
Ao clicar naquele botão, abre-se a janela ilustrada na Figura 14 com instruções e um campo para preencher a justificativa. Para enviar basta clicar no botão “Confirmar e Enviar”.