SUP:Academus:ovF CdsTurma

De Wiki Unioeste NTI
Edição feita às 10h13min de 21 de dezembro de 2011 por Willian (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

VoltarVoltar a Página Inicial - Ajuda

Cadastro de Turmas

  • Nas turmas informam-se o plano de ensino, as avaliações e respectivos pesos, as turmas e possíveis agrupamentos, docentes e horários;
  • As turmas das disciplinas dos cursos deverão ser criadas por PERÍODO LETIVO, ou seja, se uma disciplina é Semestral do 2º Semestre, selecionar o Período Letivo pertinente.
  • Para cadastrar os Horários e Docentes é necessário primeiro salvar a Turma. Posteriormente, seleciona-se a Turma e são abertas 2 abas para cadastrar os Horários e Docentes.
  • Calendário Acadêmico: É necessário informá-lo, a fim de poder gerenciar corretamente os períodos de lançamento de notas pelos docentes. Selecionar o calendário de acordo com o período de realização da Turma; Deverão existir calendários acadêmicos de acordo com a periodicidade das Turmas: Turma semestral que começa no início do período letivo, Turma semestral que começa no segundo semestre do período letivo e Turma anual... Os calendários contém datas, períodos que restringem, por exemplo, o lançamento de notas pelos docentes.
Na pesquisa de Calendário Acadêmico, são exibidos apenas calendários que tenham o Prd. Letivo da Turma igual ao Prd. Letivo do Calendário.
Calendários especiais: são calendários específicos para determinado Setor/Curso/Série/Disciplina. Nestes casos, as seguintes validações são feitas:
Se o Setor do Calendário estiver preenchido, o Setor Raiz do Calendário deve ser igual ao Setor Raiz da Disciplina da Turma (A tabela Setor contém a estrutura hieráquica da universidade. Ex: O Setor do calendário é o campus de Cascavel e o Setor da Disciplina da Turma é o CCBS/Csc. Neste caso, o Setor Raiz de ambos os casos é o Campus de Cascavel e, sendo assim, não haverá problema.
Se o Curso do Calendário estiver preenchido, deve ser igual ao Curso da Turma
Se a Série do Calendário estiver preenchida, deve ser igual à Série da Turma
Se a Disciplina do Calendário estiver preenchida, deve ser igual à Disciplina da Turma
  • Carga Horária: são feitas as seguintes consistências:
    • A soma da CH de todas as Turmas do Cabeçalho de Turma é consistida com a CH da Disciplina e de forma independente para cada desmembramento da CH
    • A CH distribuída entre os docentes também é verificada em relaçao à Turma e de forma independente para cada desmembramento da CH


Agrupamento de Turmas: uma Turma poderá ser subdividida em várias Turmas de aula teórica, prática e estágio (subturmas), que por sua vez, também podem ser subdivididas e, neste caso, devem ser agrupadas para viabilizar o processo de ensalamento.

Exemplo: Disciplina de Assistência de Enfermagem VI é subdividida em várias subturmas, da seguinte forma:
Aulas Teóricas: são dadas ao longo de todo período letivo:

  • 1 turma de Pediatria para todos acadêmicos;
  • 1 turma de Obstetrícia para todos acadêmicos;
  • 1 turma de Ginecologia para todos acadêmicos

Aulas de Estágio: são criadas várias turmas, pois no Hospital, Posto de Saúde, ... só entram 6 acadêmicos por vez, os quais fazem revezamento nas áreas durante o período letivo, ou seja, um acadêmico poderá fazer estágio de Pediatria no início do período letivo e um outro no final:

  • várias turmas de estágio de Pediatria com um nº de acadêmicos restrito por Turma;
  • várias turmas de estágio de Obstetrícia com um nº de acadêmicos restrito por Turma;
  • várias turmas de estágio de Ginecologia com um nº de acadêmicos restrito por Turma

Para que possa ser feito ensalamento automático, é necessário agrupar as várias Turmas de uma mesma Disciplina, ou seja, as várias turmas de estágio em Pediatria deverão pertencer ao mesmo grupo para que no processo automático de ensalamento, um acadêmico seja ensalado em apenas 1 Turma de estágio em Pediatria.... No exemplo acima, o acadêmico deverá ser ensalado na Turma de Pediatria Teórica, Obstetrícia Teórica, Ginecologia Teórica, em uma das Turmas de Estágio em Pediatria, em uma das Turmas de Estágio em Obstetrícia e em uma das Turmas de Estágio em Ginecologia.

A C/H das aulas Teórica, Prática e Estágio representam o que cada Docente deve dar em cada Turma de uma disciplina, ou seja, quando houver várias Turmas, a carga horária da Disciplina da tabela de Disciplina deverá ser subdividida para cada uma das Turmas. Para fins de consistência, a carga horária das Turmas agrupadas deverá ter a mesma carga horária e na checagem total de cargas de uma Turma, deverá ser somada apenas 1 vez a carga de uma turma agrupada para verificar se este total é maior ou igual a C/H do cadastro de Disciplina.

Disciplina - Provas, Notas e Pesos

Exceção (03/03/09): Enquanto a SA for lançar as notas, ou seja, só lançam a Média do Prd. Letivo, Faltas e Nota de Exame através do cadastro "Lançamento de Média do Período Letivo/Faltas por Turma", não é necessário cadastrar PROVAS para a Turma.

Cada prova de uma disciplina é uma subdivisão do período letivo (bimestre ou todo o período) e tem um peso que é definido na Turma;

O Exame e a Média Anual não entram como subdivisão de período letivo, pois fazem parte do regime acadêmico e, portanto, são definidos no cadastro de regime acadêmico.

A Média Anual é calculada utilizando-se os pesos.

Exemplo:
Cálculo da Média Anual composta por 4 notas:
MA = (B1*P1 + B2*P2 + B3*P3 + B4*P4) / (P1+P2+P3+P4)
MA = Média Anual
P = Peso (Turma)
B = Nota Bimestral

Cálculo da Média Final, caso o acadêmico tenha ficado em exame:
MF = (MA * Pma) + (Ex * Pe) / (Pma + Pe)
MF = Média Final
Pma = Peso da Média Anual (regime acadêmico)
Ex = Nota de Exame
Pe = Peso do Exame (regime acadêmico)

Uma Disciplina pode ser dividida em turmas teóricas/prática/estágio (podendo ser resubdividida através de grupos), sendo que para chegar a nota de um bimestre, faz-se necessário juntar as notas de cada uma destas turmas e é por isso que cada turma também possui um peso.

Exemplo: a turma de Compiladores se subdivide em Teórica com 40h e prática com 80h, mas o peso de Teórica é maior que prática. Logo:
B1 = (Np1*Pp) + (Nt1 * Pt) / (Pt+Pp)
B2 = (Np2*Pp) + (Nt2 * Pt) / (Pt+Pp)
B3 = (Np3*Pp) + (Nt3 * Pt) / (Pt+Pp)
B4 = (Np4*Pp) + (Nt4 * Pt) / (Pt+Pp)

Np = Nota da Prática
Pp = Peso da Prática
Nt = Nota da Teórica
Pt = Peso da Teórica

Caso a turma teórica tenha sido subdividida, a nota da mesma será calculada como se a junção de todas as subdivisões fosse uma coisa só.

Cada nota de uma turma pode se subdividir em "n" provas ou trabalhos ou outro tipo de nota qualquer, sendo que cada prova/trabalho possui um peso ou nota definida pelo docente. O sistema se encarrega de fechar automaticamente esta nota, mas permite alteração da mesma pelo docente. O lançamento das notas inicia-se pela identificação do docente e, é ele quem define os pesos dos trabalhos (nota composta).
Exemplo: uma turma de prática, com 2 provas por bimestre e um trabalho que valerá 1 ponto para quem entregar. Logo:
Np1 = (((N1*P1) + (N2*P2)) / (P1+P2)) + T1

T = Valor do Trabalho

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas