DES:CCS:Manual

De Wiki Unioeste NTI
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Sistema de controle de Cartões

Descritivo do Sistema

O CCS (Controle de Cartões de Serviço) foi desenvolvido para suprir a necessidade de controle de um caixa centralizado dentro do campus da Unioeste de Cascavel.

Têm com objetivo centralizar a entrada de dinheiro em um único caixa, normalmente o protocolo. Sendo neste caixa carregados cartões que podem ser usados nos mais diversos setores da instituição tais como:

  • Xerox;
  • Protocolo;
  • Biblioteca;
  • Centros de saúde;
  • Laboratórios;
  • Áudio visual entre outros.

Todo o seu funcionamento é baseado em permissões dadas a usuário. Que podem ser habilitada ou desabilitadas dependendo dos privilégios que o mesmo possui.

O sistema se divide em módulos que são carregados de acordo com o usuário. São eles:

  • Cadastros;
  • Emissão de Serviços;
  • Controle de Caixa;
  • Geração de Cartão;
  • Alteração de Senha;
  • Relatórios.


Descritivo de Cada módulo

1. Cadastros.

Neste módulo se encontram todos os cadastros principais do sistema. Destina-se principalmente ao pessoal administrativo, que fará o controle do sistema.

1.1 Cadastro de Serviços.

São todos os serviços oferecidos pela instituição, são exemplos: Xerox Preto e Branco, Xerox colorido, Pagamento de Multa de Biblioteca, Requisição de Segunda Chamada, Pedido de Histórico escolar, emissão de segunda via de crachá, entre outros.

1.2 Cadastro de Usuários.

São considerados usuários todas as pessoas que irão emitir serviços ou retirar relatórios do sistema. Também neste sistema serão cadastrados os privilégios de cada usuário, que vão desde a qual módulo ele terá acesso até com que setor ele poderá trabalhar.

1.3 Cadastro de Setor.

São todos os setores da instituição de oferecem algum tipo de serviço. São exemplos o Xerox, Protocolo ou Biblioteca.

1.4 Cadastro de Caixa.

São todos os locais da instituição onde haverá a emissão de algum tipo de serviço. Podendo ter mais de um caixa por local.

1.5 Gerador de Relatórios.

Ferramenta que controla os relatório do sistema, podendo ser utilizado para implementar novos relatórios ou alterar os já existentes no sistema. Para maiores informações sobre o mesmo veja o manual específico do Gerador de Relatórios.


2. Emissão de Serviços.

Módulo principal do sistema. É nele que serão feitas todas as transações financeiras do sistema. Chama-se de Emissão de Serviço toda e qualquer ação que envolve o uso de um cartão com código de barras. Seja esta ação de débito ou crédito no cartão.

3. Controle de Caixa.

Módulo que se destina aos usuários que irão trabalhar com dinheiro, que irão fazer a carga dos cartões. Sendo que para que um caixa possa funcionar, deverá ser aberto. Nos caixas que possuem entrada de dinheiro o mesmo deverá ser fechado toda vez que houver a troca de funcionário responsável. Nos demais caixas ele poderá ficar aberto ininterruptamente.

4. Geração de Cartões.

Neste módulo serão gerados e impressos os cartões que poderão ser carregados com algum tipo de valor. Destina-se aos usuários do protocolo. É no momento da geração do cartão que é definido o tipo de valor do mesmo, créditos ou valor monetário, e a validade do mesmo. Sendo que sistema não aceita a utilização de cartões vencidos, mesmo que os mesmos possuam valores carregados no mesmo. Estes valores se tornam inválidos após o prazo de validade estampado no cartão.

5. Alteração de Senha.

Módulo que se destina a permitir que usuários possam alterar suas senhas de acesso ao sistema.

6. Relatórios.

Módulo que gerencia a apresentação dos relatórios em um menu de acesso fácil. A estrutura do menu é montada de acordo com a especificação fornecida pelo Gerador de Relatórios.


Descritivo das Telas do sistema

Acesso ao sistema

O Acesso ao sistema é conseguido através da utilização de um código de usuário e senha previamente cadastrados pelo administrador do sistema ou outro usuário que tenha permissão de acesso ao módulo de cadastros.

Tela Principal do sistema

A tela principal do sistema propicia um menu de acesso as funcionalidades providas por cada módulo do sistema. Este menu poderá mudar de quantidade de item de acordo com os privilégios do usuário logado.

Cadastro de Serviços

Nesta tela são cadastrados os serviços que a instituição fornece.

  • O Código do serviço deverá ser único, podendo ser formado unicamente por números compreendidos na faixa de 0 a 32000.
  • A descrição do serviço poderá ser formada por no máximo 50 letras.
  • A situação define se o serviço poderá ser usado (Normal) ou não (Bloqueado).
  • A Operação define como o valor de um serviço será tratado em relação ao cartão. Se ele irá debitar o valor do cartão, ou se ele irá creditar o valor no cartão ou mesmo se o mesmo não irá nem debitar nem creditar o valor do cartão.
  • Setor responsável indicará quais usuários poderão trabalhar com este serviço. Esta autorização será dada no cadastro de usuário.
  • Na tabela deverá ser especificado o valor do serviço tanto em moeda quanto em créditos. Sendo que o valor utilizado sempre será o da última data cadastrada.

Cadastro de Usuários

Neste cadastro são inseridos e manutenidos os usuário do sistema.

Página Geral

O Código deverá ser formado somente por números, e deverá ser único no sistema. O nome de usuário poderá ter no máximo 50 letras. O nome de acesso ao sistema até o momento não é utilizado, poderá ser utilizado em alguns relatórios.

Página Autorizações

Nesta página são definidos para com quais setores este usuário poderá trabalhar. Lembre-se que todo serviço está associado a um setor.

Página Sistemas

Nesta página são informados os sistemas ou módulos com que o usuário poderá trabalhar. Caso um determinado módulo não esteja liberado para o usuário então o mesmo não aparecerá no menu da tela principal.

Cadastro de Setor

O código do setor poderá ser formado por letras e números, de deverá ter no máximo 20 letras. A descrição do setor poderá ter no máximo 50 letras.

Cadastro de Caixa:

O código do caixa deverá ser formado somente por números. A descrição deverá ter no máximo 50 letras. O Estatus do caixa define se o mesmo poderá ou não ser usado para emissão de serviços. O estatus A define funcionamento normal, F ou B não permitem a emissão de serviços neste caixa. Setor de funcionamento define em qual setor o mesmo está funcionando.


Emissão de Serviço

Para a emissão de um serviço se faz necessário a digitação do número do atendente que está emitindo este serviço. Após isto o atendente deverá passar o cartão na leitora de códigos de barras. Caso o prazo de validade do cartão estiver vencido ou o número do cartão for inválido ou mesmo incorreto o sistema acusará que o mesmo é inválido. Após a correta leitura do cartão aparecerá ao lado o saldo do mesmo. O código do serviço deverá ser inserido manualmente, caso não se lembre do código do mesmo poderá ser feita uma procura utilizando-se a tecla F6. Caso serviço esteja bloqueado ou não pertença ao setor do caixa ativo, será exibida uma mensagem de serviço inválido. A quantidade deverá ser lançada manualmente, sendo o total calculado automaticamente pelo sistema. O valor unitário poderá variar entre valore moeda ou créditos dependendo do tipo do cartão dado entrada. No campo descrição poderá ser digitado qualquer texto informativo. Este campo será mais utilizada quando da autenticação de documentos, podendo nele ser colocada a descrição do documento que se está autenticando. Autorização é a senha do atendente. Após gravar será emitido um comprovante ou recibo de utilização do serviço.

Neste recibo constam todas informações referentes ao serviço emitido, bem como uma autenticação formada por 32 letras, sendo única para este conjunto de informações, garantindo desta forma ao usuário a veracidade das informações constantes no recibo, caso seja modificada qualquer informação constante no recibo esta autenticação também muda seu valor. Para geração da autenticação é utilizado um algoritmo de Hashing, MD5.

Geração de Cartão

Nesta tela são definidos o número de cartões que serão gerados. A validade dos mesmos. O tipo valor moeda ou crédito. Para a emissão dos cartões se faz necessário a entrada de um código de usuário e sua respectiva senha.

Controle de Caixa

Nesta tela é feito a abertura ou o fechamento do caixa. A abertura de caixa pode ser feita por qualquer usuário que tenha autorização liberada para trabalhar no setor em que foi cadastrado o caixa. O fechamento somente pode ser realizado pelo atendente que fez a abertura do caixa. Tanto para a abertura quanto para o fechamento devem ser informados o valor em moeda que está no caixa, bem como a senha do atendente que está realizando a operação. O sistema irá emitir um recibo com as informações de abertura ou fechamento, contendo uma autenticação formada por 32 letras que garante a veracidade dos dados contidos nesta operação.


Sobre a numeração dos cartões.

No momento da impressão do cartão é agregado ao número delo 3 dígitos verificadores. Dígitos estes que são calculados com base em uma fórmula matemática que faz uso de operações de resto de 11.
Exemplo:

Cartão Número 2004050002

Depois dos cálculos 2007405040027, em vermelho estão destacados os dígitos verificadores calculados.

Sobre a fórmula:

Para o cálculo do primeiro digito:

Números:	2004050002
Pesos:		9123456789

Multiplica-se cada um dos número que compões o número do cartão pelo respectivo peso. Somam-se todos os valores e divide-se por 11. O resto da divisão é o primeiro digito, caso o resto seja maior que 9 então subtrai-se ele de 10.

DG1 = ((2x9)+(0*1)+(0*2)+(4*3)+(0*4)+(5*5)+(0*6)+(0*7)+(0*8)+(2*9)) mod 11
DG1 = 7

Para o cálculo do segundo digito:

		1234567890DG1
Números:	20040500028
Pesos:		98123456789

Multiplica-se cada um dos número que compões o número do cartão pelo respectivo peso. Somam-se todos os valores e divide-se por 11. O resto da divisão é o primeiro digito, caso o resto seja maior que 9 então subtrai-se ele de 10.

DG2 = ((2x9)+(0*8)+(0*1)+(4*2)+(0*3)+(5*4)+(0*5)+(0*6)+(0*7)+(2*8)+(8*9)) mod 11
DG2 = 4

Para o cálculo do terceiro digito:

		DG1 	DG2
Números:	9	2
Pesos:		9	8

Multiplica-se cada um dos dígitos verificadores calculados anteriormente pelo respectivo peso. Somam-se todos os valores e divide-se por 11. O resto da divisão é o primeiro digito, caso o resto seja maior que 9 então subtrai-se ele de 10.

DG3 = ((9x9)+(2*8)) mod 11
DG3 = 7


Planilha


Senha do da banco de dados

Senha para os campis:

Usuários: CCS_{TOW | CC | MCR}

Senha: !ControleCartaoServico{Tow | CC | MCR}!

Banco de dados: Cartoes{TOW | CC | MCR}

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas