SUP:SGRH:ControleVagas
Voltar a Página Inicial - Ajuda
Cadastro de Vagas
Análise por: Liége em 01/06/2006.
Desenvolvido por: Vinícius Moll em 06/06/2006.
Objetivo: O governo do Estado do Paraná controla o total de servidores que a Unioeste pode ter no seu quadro funcional e este cadastro objetiva manter um histórico das Vagas autorizadas pelo governo
A aba Histórico deve ser utilizada para registro de alterações da vaga, como mudança de Lotação e Cargo em períodos do tempo
Ajustes em Setembro/2023
Resumo
A partir do Decreto 10.824 de 20/04/2022 e considerando a Lei Geral das Universidades - LGU (Lei nº 20.933 de 17/12/2021), o governo do PR implementou um CÓDIGO de Vaga próprio, com a seguinte estrutura:
- Art. 1º § 1º: O código de vaga é caracterizado por uma sequência alfanumérica e representa um cargo de Docente ou de Agente Universitário no Sistema Estadual de Ensino Superior.
- I - As letras e os cinco dígitos numéricos iniciais correspondem à parte fixa e imutável do código de vaga:
- DOC - docente efetivo
- DTD - docente contratado por tempo determinado
- AUS - Agente Universitário de nível superior efetivo
- AUM - Agente Universitário de nível médio efetivo
- AUO - Agente Universitário de nível operacional efetivo
- ATS - Agente Universitário de nível superior contratado por tempo determinado
- ATM - Agente Universitário de nível médio contratado por tempo determinado
- O Código também tem uma parte variável, que depende do ocupante da vaga, e totaliza 14 dígitos
- Para fins de armazenamento e equivalência de vaga no SGRH, serão guardados apenas os 8 primeiros dígitos, ou seja, a parte imutável do código do governo
Metodologia de utilização das vagas na Unioeste
Antes
- o controle de vagas era utilizado apenas para estagiários e agentes universitários efetivos/estatutários
- a Unioeste possuía um controle próprio de vagas e era por Unidade/Campus, ou seja, havia definição do total de vagas por cada unidade e não para a Unioeste como um todo
- ao remanejar um servidor, os RH's faziam 3 tipos de procedimento:
- Relotação por Permuta: 2 servidores eram relotados e as vagas eram permutadas entre eles, sendo que a vaga permanecia na origem e os servidores trocavam de vaga
- Relotação levando a vaga: a vaga pertencia a uma determinada unidade, mas, com a relotação de um servidor, a vaga também era cedida/relotada
- Mudança de Cargo, mantendo a vaga: um servidor mudava de função e a sua vaga também
Depois (LGU)
- o controle de vagas foi ampliado, ou seja, além de usar para estagiários (este vínculo não tem este tipo de controle de vaga pelo governo) e agentes universitários efetivos/estatutários, o Governo do PR também controlará:
- agentes universitários temporários e todos os docentes (efetivos e temporários)
- a partir da Admissão de um determinado servidor, uma vaga disponível lhe é atribuída e o mesmo permanecerá com a mesma vaga até a sua saída/vacância
Cadastro de Concursos e Vagas
Análise por: Liége Franken Ciupak em 05/06/2006.
Desenvolvido por: Vinícius Moll em 09/06/2006.
O Cadastro de Concurso e Vagas foi desenvolvido para manter um controle de todas as Vagas vinculadas aos concursos realizados pela instituição. Tem-se abaixo um screenshot deste cadastro:
Cadastro de Editais e Chamadas de Candidatos Aprovados
Análise por: Liége Franken Ciupak em 09/06/2006.
Desenvolvido por: Vinícius Moll em 22/06/2006.
O Cadastro de Editais e Chamadas de aprovados em Concurso serve para manter um controle de todas as Chamadas de candidatos Aprovados bem como dos Editais de chamada dos Concursos realizados pela instituição. Tem-se abaixo um screenshot deste cadastro:
Explicação dos Totais do Concurso por Lotação/Cargo exibidos neste cadastro:
- Vagas: Este total descreve o número total de vagas de acordo com o Setor de Lotação informado em *Lotação juntamente com o Cargo informado em *Cargo, ambos passados no Filtro de consulta de Aprovados em concurso.
- Afro-descendentes: Refere-se aos candidatos que denominam-se Afro-descendentes e que devem ser convocados de acordo com a cota de 10% estabelecida por Lei.
- P. N. E.: Refere-se aos candidatos portadores de necessidades especiais que devem corresponder a 5% dos candidatos convocados de acordo com a Lei.
- Outros: Refere-se aos candidatos que não se enquadram nas duas categorias anteriores (Afro-descendentes e P.N.E.). Por exemplo, suponhamos que existam 60 vagas para o Setor de Lotação HU e Cargo 62. Das 60 vagas, 6 devem ser ocupadas por Afro-descendentes (10% de 60) e 3 devem ser ocupadas por P.N.E (5% de 60) e as 51 restantes em nosso exemplo serão ocupadas por candidatos que não se enquadram na categoria de Afro-descendentes ou P.N.E.
- Ocupadas: Refere-se ao número de candidatos que de fato ocupam a vaga durante o período de convocação dos candidatos. Esse total é exibido, pois pode acontecer de um candidato ser chamado, mas não comparecer, não entregar a documentação, desistir, precisar de licença médica ou licença maternidade, etc. Inicialmente, quando um candidato é convocado a situação dele no sistema por padrão é: Em processo de Contratação.
- Afro-descendentes: Refere-se aos candidatos Afr-descendentes que já foram convocados e que encontram-se em fase de contratação.
- P.N.E: Refere-se aos candidatos P.N.E já convocados que estão em processo de contratação.
- Outros: Refere-se aos demais candidatos que encontram-se no limite das vagas que também já foram convocados e estão em processo de contratação.
- Outros (Vg. Reservadas não preenchidas): Quando não existem candidatos Afro-descendentes suficientes e/ou não existem candidatos P.N.E. suficientes para serem chamadas, então o restante das vagas deve ser ocupado por candidatos que tiveram classificação tal que lhes permita serem convocados, respeitando-se lógicamente o limite de vagas.
- Providos cargo: Refere-se aos candidatos que já foram contratados e que encontram-se providos no cargo, ocupando a vaga em definitivo.
-
O total de vagas explicado acima pode ser decomposto conforme os três items a seguir:
-
A seguir temos uma explicação dos Totais de Vagas Ocupadas:
Algumas Funcionalidades deste cadastro são:
- Pesquisar um Edital e suas Chamadas. Nos campos *Ano e *Número Concurso, pressione F6 para abrir uma janela de Pesquisa de Concursos. Em seguida pressione Enter e selecione o concurso desejado. Clique em confirmar ou em cancelar para retornar a tela de cadastro de Editais e Chamadas. Obs.: Note que esta Tela de Pesquisa já preenche os três campos (Ano, Nº Concurso e Nº Chamada), trazendo por padrão sempre a última chamada do concurso pesquisado. Por exemplo, se fizer uma busca e o retorno da mesma preencher os campos com Ano = 2006, Nº Concurso = 1 e Nº Chamada = 3, significa que você também poderá pesquisar as Chamadas 1 e 2 deste Concurso. No campo *Nº Chamada, digite o número da chamada que deseja localizar. Assim, se você digitar um código no campo Nº Chamada e esta chamada ainda não existir, o sistema entrará em modo de inserção, ou seja, irá inserir no cadastro uma chamada com o código digitado. Caso deseje realmente inserir uma chamada com este Nº de chamada que você digitou, preencha todos os campos obrigatórios e clique no botão Salvar ou pressione a tecla F3. Você poderá utilizar ainda, uma Pesquisa avançada. Ao pressionar a tecla F9, uma tela de pesquisa de Concursos e Chamadas será exibida. Nesta tela, selecione o concurso com sua chamada e pressione Enter ou clique em confirmar ou cancelar para retornar a tela anterior. Obs.: Note que esta tela de pesquisa avançada sempre retornará três valores, que são: o Ano e o Número do Concurso e um Número da Chamada existente para o concurso.
- Adicionar candidatos aprovados a uma Chamada. Para chamar candidatos aprovados em concurso, primeiro localize o Setor e o Cargo que deseja adicionar candidatos aprovados. Isto pode ser feito nos campos *Lotação e *Cargo. Estas informações serão usadas como filtro para a consulta de candidatos aprovados. As informações de filtro são obrigatórias para Adicionar ou Remover candidatos aprovados em uma chamada.
- Remover candidatos aprovados de uma chamada. Remove candidatos de uma chamada. Os candidatos removidos não poderão estar com o código de situação referente aDigitação Bloqueada, o que significa dizer que o candidato já encontra-se Provido no cargo.
- Alterar Situação dos candidatos aprovados de uma chamada. Para alterar a situação dos candidatos aprovados de uma chamada, clique no botão com uma seta verde que encontra-se acima do grid de candidatos da chamada, ou então dê um duplo clique no item desejado do grid. Ao clicar nesse botão, será expandida a tela de cadastro conforme mostrado na figura a seguir:
Caso o código da situação do candidato seja diferente de Digitação Bloqueada, então será possível realizar a alteração da mesma. Para isso, digite um código de situação ou pressione F6 no campo *Cód. Situação e escolha a situação desejada. Além do código de situação, também será possível alterar as Anotações em seu respectivo campo.
Algoritmo de Convocação de Candidatos aprovados em Concurso
Se o número de candidatos convocados for menor ou igual ao número de vagas destinadas a candidatos “Normais” Então Convocar a pessoa com Classificação do Último Chamado + 1 Senão Verificar se ainda tem Candidato Afro para ser convocado; Verificar se ainda tem Candidato P. N. E para ser convocado; Se ainda tem Afro Então Buscar próximo Afro a ser chamado; Se ainda tem P. N. E Então Buscar próximo P. N. E a ser chamado; Se tem Afro E Ainda não foi chamado o número reservado de Afros E Tem deficiente E Ainda não foi chamado o número reservado de P. N. E Então Se Classificação do cand. Afro < Classificação do Cand. P. N. E Então Convocar Afro Senão Convocar Deficiente Senão Se Ainda restam Afros para chamar E É preciso convocar Afros Então Convocar Afro Senão Se Ainda restam Deficientes para chamar E É preciso convocar P. N. E Então Convocar P. N. E Senão Convocar a pessoa com Classificação do Último Chamado + 1 (normal, pois não tem candidato da reserva de vagas para convocar) Obs.: De acordo com a Lei ..., 10% das vagas deve ser destinada a candidatos Afros-descendentes e 5% a candidatos P. N. E (Portadores de Necessidades Especiais)